Com certeza você já deve ter se perguntado quando estava estudando ou quando foi tratar algum paciente: “Qual ponto auricular usar”?
Saber qual material ou estímulo utilizar é muito importante para o sucesso do tratamento. Para tanto, é preciso fazer uma boa anamnese para escolher a melhor conduta em cada caso específico.
As placas com os pontos auriculares que temos disponíveis no mercado possuem os seguintes materiais: ponto semente, cristal, ouro, prata e inox. Estas placas(ou cartelas) já vêm com um adesivo que pode ser esparadrapo ou fita microporosa(Micropore), facilitando o manuseio do material.
Existem também as placas que o profissional monta os pontos com o material e fita adesiva desejada. Estas podem ser reutilizadas por tempo indeterminado, pois o material é resistente.
Placas Prontas
Prontas com esparadrapo ou Micropore com ponto semente, cristal, ouro, prata ou inox.
Placas para Montar
Placas para montar com os diversos pontos auriculares.
Sendo assim, vamos ver qual a diferença entre cada ponto auricular que podemos utilizar:
Ponto Semente:
O ponto semente é mais antigo e tradicional material a ser utilizado na Auriculoterapia. É utilizada uma pequena semente de mostarda com característica “neutra”, tendo a função de harmonizar o ponto em desequilíbrio, na orelha.
Como se trata de material orgânico, ele pode se decompor e causar irritação e em alguns casos, alergia. Por isso o recomendado é deixar o ponto por 5 a 7 dias, no máximo. Assim evitamos qualquer tipo de irritação ou inflamação na região.
Ponto Cristal:
Uma pequena esfera de vidro ou cristal. Assim como a semente, ele é neutro.
Porém alguns profissionais utilizam bastões de cromoterapia com a finalidade de energizar o cristal e utilizar a técnica de cromoterapia junto com a auriculoterapia. Outra possibilidade com o ponto cristal é utilizar Reiki nos pontos ainda na placa para depois aplicá-los no paciente.
Ponto Inox:
O ponto inox é uma pequena esfera de metal de superfície lisa e também são neutros, ou seja, são utilizados para harmonizar o ponto a ser tratado.
Ponto Ouro:
O ponto ouro tem a função de tonificar, ou seja, aumentar ou reforçar a energia do ponto na orelha.
Sendo assim, quando um ponto apresenta-se com uma deficiência(pode ser um ponto orgânico, funcional ou regional), colocamos um ponto ouro para tonificá-lo.
Ponto Prata:
Ao contrário do ponto ouro, o ponto prata tem a função de sedar, diminuir ou dispersar a energia um ponto que se encontra em excesso.
Stiper:
Stiper são pastilhas de algodão hipoalergênicas com Dióxido de Silício(SO2), que tem como matéria prima o Cristal de Quartzo.
Estas pastilhas são colocadas nos pontos auriculares com fita Micropore por um período de 5 dias. Após este período, elas perdem a sua função e devem ser substituídas por pastilhas novas.
Estes são os pontos auriculares que podemos utilizar em pacientes que preferem não utilizar agulhas durante a sessão de auriculoterapia.
São métodos não invasivos e seguros, mas devemos lembrar que a avaliação/anamnese é a parte mais importante antes de se definir qual método de estímulo usar.
Stiper Pads
Placas prontas com Stiper Auricular e fita Micropore.
Stiper Auricular
Stiper Auricular sem fita Micropore.