Ponto ShenMen

Ponto ShenMen

Localização

O ponto Shenmen localiza-se superior e central ao vértice da fossa triangular, entre a junção do ramo superior e do ramo inferior da antihélix. O ponto não fica exatamente na ponta da fossa triangular, mas ligeiramente para dentro e para cima, local de onde a fossa triangular desce do vértice da fossa triangular em direção ao centro da mesma.

No livro de Terry Oleson, Auriculotherapy Manual, o ponto ShenMen é considerado um dos 10 Pontos Mestres da Auriculoterapia, segundo o autor.

Não conhece os 10 Pontos Mestres da Auriculoterapia de acordo com Terry Oleson? Clique aqui e faça o download do E-BOOK Gratuito: 10 Pontos Mestres da Auriculoterapia!

Funções

O ponto ShenMen é um dos pontos que apresentam muitas funções e uma das mais conhecidas é a sua capacidade de acalmar a mente, conseguindo estabelecer um equilíbrio com o aspecto espiritual da pessoa tratada. Sendo sua principal função a de acalmar a mente e harmonizar o espírito.

Devido à sua capacidade de de promover um estado de relaxamento profundo, é o ponto mais calmante que temos na Auriculoterapia, sendo empregado em praticamente todos os protocolos de tratamento, sendo o primeiro ponto a ser estimulado.

O ponto Shenmen atua sobre o córtex cerebral regulando tanto a excitação quanto a inibição das atividades do sistema nervoso e é devido à isso que seu uso é frequente nos tratamentos de distúrbios neurológicos e emocionais, assim como em protocolos de analgesia por acupuntura auricular.

Além do seu efeito calmante, possui funções analgésicas e anti-inflamatórias.

Indicações

Enxaquecas, Insônia, Psicoses, Histeria, Depressão, Desintoxicação, Neurastenia, Tosse, Febre, Epilepsia, Hipertensão, Dermatite, Asma Brônquica, Diabetes, Náusea, Diarreia, Indigestão, Vômitos, Gastrite, Cólica Intestinal, Hipotireoidismo, Hipertireoidismo, Tendinites, Cervicalgia, Lombalgia, Discopatias, Ciatalgia, Torcicolo, Neuralgia do Trigêmeo, Espasmos e Distensões Musculares, Artrite, Artrose, Dores Articulares, Dor de Dente, Estomatite, Luxações Articulares, Cálculo Renal, Cistite, Cólica Menstrual, Ejaculação Precoce, Esterilidade, Miocardites, Angina, Arritmia Cardíaca, Epilepsia, Desintoxicação.

Cuidados / Contraindicações

Fazer boa assepsia local antes de inserir agulhas sistêmicas ou semipermanentes e cuidado na profundidade da inserção da agulha. A região possui cartilagem e existe o risco de infecção da mesma.

Se utilizar agulhas semipermanentes, orientar o paciente sobre o risco de infecções e aos sinais que podem indicar uma infecção local e pedir para buscar avaliação e orientação médica.

Observações Clínicas

Geralmente este ponto encontra-se sensível à palpação na maioria das patologias a serem tratadas.

Curiosidades sobre esse ponto

Kajsa Landgren relata uma lenda em seu livro Ear Acupuncture – A Practical Guide, em que piratas usavam brincos de ouro exatamente no Ponto Olho da orelha dominante pois acreditavam que a sua visão melhorava, facilitando a procura de embarcações para saquear.

Yves Rouxeville, em seu livro Auriculothérapie – Acupuncture auriculaire, também relata uma tradição marítima anterior ao uso do telescópio, que consistia em colocar um brinco de ouro no lóbulo direito (lado do olho dominante) para melhorar a visão de quem vigiava a embarcação. Avistar o inimigo primeiro era uma vantagem crucial, seja para os mercantes se esquivarem, seja para os piratas atacarem.

Ainda de acordo com a obra de Yves Rouxeville, no sul da Tunísia, a tradição manda que se use um brinco no lóbulo da orelha para prevenir o tracoma, uma infecção ocular grave com potencial de causar cegueira.

Compartilhe sua Experiência

Você já utilizou este ponto em suas práticas ou estudos de auriculoterapia?
Compartilhe sua experiência, dúvida ou observação nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *