A ARTE DA

AURICULOTERAPIA FRANCESA

foi desenvolvida na década de 1950 pelo médico francês Paul Nogier. Nascido em 1908 na cidade de Lyon, França, identificou o sistema reflexo em que o corpo humano é representado de cabeça para baixo, na orelha. Chamou esse método, com pontos reflexos utilizados para diagnóstico e tratamento, de Auriculoterapia.

Através dos textos de Georges Soulié de Morant, Paul Nogier familiazrizou-se com a técnica da Acupuntura e também interessou-se pela Homeopatia, obtendo sucesso em seus tratamentos combinando a acupuntura e a homeopatia com o tratamento da medicina ocidental.

Interessado em compreender como os pontos de acupuntura agiam e em sua natureza, junto com seu irmão, Nogier desenvolveu detectores elétricos de pontos de acupuntura com a finalidade de melhor examinar e medir esses pontos.

Auriculoterapia Francesa
Auriculoterapia

Partindo do princípio de que existia um ponto específico na orelha para o tratamento da dor ciática, Nogier supôs que deveria existir outros pontos reflexos na orelha que poderia fazer referência à outras partes do corpo. A partir de então, Nogier examinava as orelhas de seus pacientes com um instrumento com molas na tentativa de encontrar pontos doloridos nas orelhas destes.

Comparando a dor do paciente e marcando estes pontos em um mapa auricular, observou a relação da dor com a região relatada pelos pacientes, descobrindo um padrão.


Sugestão de Leitura
Auriculoterapia Francesa: Pontos e Tratamentos

Autor: José Trezza Netto
Páginas: 142
Editora: Inserir

Sugestão de Leitura
O Homem na Orelha

Autor: Paul Nogier e Raphael Nogier
Páginas: 256

Como associado da Amazon, eu recebo por compras qualificadas.