A ARTE DA
AURICULOTERAPIA CHINESA
tem como teoria básica, pontos localizados na orelha que têm relação e efeitos em partes e órgãos do nosso corpo e o estímulo correto nesses pontos, pode-se prevenir e tratar determinadas condições de saúde, assim como o alívio de dores.
O termo Auriculoterapia foi definido na década de 1950 na Farnça, local onde a técnica foi desenvolvida e refinada e significa tratamento pela orelha.
Geralmente utilizamos o termo “Acupuntura Auricular” quando falamos da técnica/escola chinesa, mas também é comum chamá-la de Auriculoterapia Chinesa para diferenciá-la da Escola Francesa.
A Auriculoterapia Chinesa é uma variação da acupuntura sistêmica e possui seu diagnóstico próprio para definir o tratamento a ser seguido, através da observação de sinais e pontos sensíveis na orelha e como serão estimulados(agulhas de acupuntura, agulhas semi-permanentes, calor ou pontos auriculares).
A Auriculoterapia Chinesa tem seus próprios princípios e pode ser combinada com a acupuntura sistêmica ou como tratamento principal.
A orelha é utilizada há milhares de anos pelos chineses, juntamente com os métodos de diagnóstico pelo pulso e língua, sendo utilizada para o tratamento de condições febris e dores através de massagens, “queimando” os pontos ou fazendo sangria com agulhas.
Basicamente, a auriculoterapia diz que cada parte ou órgão do corpo tem um ponto reflexo na orelha que pode ser utilizado tanto para diagnóstico ou tratamento, podendo estar dolorido ou ter uma coloração diferente da pele da pessoa.
Na China Antiga, os pontos auriculares eram utilizados sem uma ordem aparente e não definiram que as orelhas estavam divididas em partes do nosso corpo.
O Huang Di Nei Jing, o Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo, descreve que a orelha pode ser utilizada para realizar diagnósticos e que os seis Meridianos Yang têm uma conexão com a orelha e que, através da conexão destes com os Meridianos Yin, estes últimos também têm relação com a orelha.
Sendo Assim, todos os Meridianos da Medicina Tradicional Chinesa têm uma relação direta ou indireta com as orelhas. O Nei Jing também faz a relação com os órgãos do corpo e as orelhas e que qualquer alteração nesses órgãos podem ser refletidos na orelha.
Por um tempo a Auriculoterapia foi deixada de lado na China, assim como a Acupuntura. Porém, a partir de 1949, as Faculdades de Medicina Tradicional Chinesa foram reabertas e os profissionais formados(conhecidos pelo termo “Médicos de Pés Descalços”), foram os responsáveis por popularizar a técnica de Auriculoterapia pois era uma forma mais rápida e eficaz para o tratamento das doenças e também uma técnica mais fácil e rápida de ser ensinada.
Além da China, outros povos também utilizavam a orelha como fonte de diagnóstico e de tratamento como a Índia, Grécia, Egito e os Árabes.
Na década de 1950, o médico Francês Paul Nogier foi o responsável por aprofundar os estudos em Auriculoterapia e ficou conhecido como o Pai da Auriculoterapia.
No final da década de 1950, após estudos da Equipe de Pesquisa em Acupuntura Auricular do Exército de Nanking, uma grande parte dos pontos descritos por Nogier foram confirmados. Porém alguns pontos e zonas foram localizados diferentemente pelos Chineses e assim resultando em dois Mapas de acupuntura auricular diferentes. Um Mapa Chinês e outro, Francês.
Além dessas diferenças, a abordagem do diagnóstico da da terapêutica também são diferentes entre as Escolas Chinesa e Francesa. Sendo assim, Nogier resolveu chamar a técnica de Auriculoterapia e evitar o uso do termo acupuntura, sendo utilizado pelos Chineses o termo Acupuntura Auricular.
A acupuntura, incluindo a auricular, tem despertado grande interesse globalmente. Em 1990, a OMS apresentou um relatório que codificou as partes da orelha e reconheceu a acupuntura auricular como um método válido de diagnóstico e tratamento, listando pontos consensuais quanto à localização e efeito.
Destaques na Amazon:
Acupuntura Auricular
Autor: Vitor Silva Senna
Páginas: 208
Editora: Phorte
Atlas de Auriculoterapiade A a Z
Autor: Silvério-Lopes
Editora: Sapiens
Como associado da Amazon, eu recebo por compras qualificadas.