A ARTE DA

Acupuntura

e da Moxabustão, passaram por um processo longo de desenvolvimento desde o início de sua história até os dias atuais.

Conforme o desenvolvimento da sociedade humana e das técnicas de manipulação do ferro, as agulhas feitas com esses materiais foram desenvolvidas, substituindo as agulhas de pedra. Outros materiais foram utilizados antes das agulhas de metal, como bambu, madeira e osso.

A moxabustão teve origem assim que o fogo foi introduzido na vida do homem, encontrando alívio de dores quando se aproximavam do calor gerado pelo fogo, sendo a Artemísia escolhidas para a produção de calor devido ao calor brando e eficaz na redução e remoção das obstruções dos Canais de Acupuntura conhecidos como Meridianos e Colaterais.

Acupuntura
Medicina Tradicional Chinesa

Entre todos os meridianos, os doze meridianos regulares são os principais e os mais importantes para fins clínicos. Além desses, existem os oito Mai extras(também chamados de Vasos Maravilhosos), doze meridianos divergentes, doze meridianos músculo-tendíneos e doze regiões cutâneas. Os colaterais incluem quinze colaterais principais, numerosos colaterais superficiais e colaterais minúsculos.

O sistema de meridianos e colaterais possui três funções principais. Em condições fisiológicas, transporta Qi e Xue, regula o equilíbrio entre Yin e Yang no corpo todo e protege o organismo de fatores patogênicos externos. Em condições patológicas, o sistema transmite doenças e reflete sinais e sintomas sistêmicos ou locais. No tratamento e na prevenção de doenças, o sistema de meridianos e colaterais transmite a sensação do agulhamento e regula condições de excesso ou deficiência dos Zang Fu.


Sugestão de Leitura
Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo

Páginas: 832
Editora: Ícone

Sugestão de Leitura
Guia Prático de Acupuntura

Autor: Claudia Focks
Páginas: 712
Editora: Manole

Como associado da Amazon, eu recebo por compras qualificadas.