Lóbulo

Região do Lóbulo da orelha – região anatômica utilizada na auriculoterapia.

Localização: Parte Inferior da orelha, abaixo do Anti-trago.

Região Anatômica: Corresponde à região da cabeça e face.

Anatomia e Características do Lóbulo

O Lóbulo está localizado na região inferior da orelha e, diferente das outras regiões da orelha, não possui cartilagem. Isso o torna flexível e fácil de manipular tanto para iniciantes quanto para terapeutas experientes. Na auriculoterapia, o lóbulo é uma região onde estão localizados pontos reflexos relacionados ao rosto e ao crânio (cabeça).

Para facilitar a identificação desses pontos, dividimos o lóbulo em nove quadrantes. Para isso, traçamos uma linha horizontal a partir da borda inferior da incisura intertrágica. Em seguida, traçamos mais duas linhas horizontais paralelas à primeira, dividindo o lóbulo em três partes iguais. Mais duas linhas verticais são traçadas, criando três colunas com 9 quadrantes numerados de 1 a 9.

O quadrante número 1 fica na linha superior, próximo da incisura intertrágica. Ao seu lado estão os quadrantes 2 e 3. Abaixo do quadrante 1, localiza-se o quadrante 4 e, abaixo desse, o quadrante 7. Ao lado do quadrante 4, estão os quadrantes 5 e 6 e, ao lado do quadrante 7, os quadrantes 8 e 9.

No quadrante 5, localizado no centro do lóbulo, está o Ponto do Olho, um dos primeiros pontos que aprendemos a localizar nesta região. Serve como referência para memorização e localização dos pontos dos outros quadrantes que contêm pontos reflexos que representam diferentes áreas do rosto, como testa, bochechas e mandíbula, além de partes do crânio.

Pontos do Lóbulo

Explore os pontos do lóbulo, clique nos botões abaixo para saber mais sobre o ponto escolhido!


Quer receber dicas exclusivas sobre auriculoterapia diretamente no seu e-mail?
Cadastre-se agora e fique por dentro das novidades!