A definição de diarreia, segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), é “a passagem de três ou mais fezes líquidas ou soltas por dia ou uma passagem mais frequente do que o normal para um indivíduo”. Este quadro consiste em uma infecção do trato digestivo podendo ser causado por bactérias, vírus ou alguns tipos de parasitas.
Outra definição para a diarreia seria a alteração da consistência das fezes que podem apresentar-se amolecidas ou até mesmo na forma líquida, com ou sem a presença de alimentos não digeridos e geralmente acompanhada com o aumento do número de evacuações.
Ainda de acordo com a OMS, a diarreia pode ocorrer devido à ingestão de alimentos ou água contaminados ou também de pessoa para pessoa.
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa(MTC), a diarreia pode ocorrer quando há um desequilíbrio no funcionamento do Baço, Estômago e Intestino Grosso, muitas vezes afetados por uma mucosidade em excesso.
Para o tratamento deste desequilíbrio devemos normalizar o funcionamento energético do Baço e do Estômago.
A diarreia, segundo a MTC, pode ser causada por:
(1) Fator patogênico externo;
(2) Dieta inadequada;
(3) Deficiência do Yang do Rim;
(4) Estagnação do Qi do Fígado(que agride o Baço);
(5) Deficiência do Baço e do Estômago.
Quando o intestino grosso é afetado, haverá dor aguda no abdômen, com borborigmos aqui e ali; se o frio perverso for novamente contraído no inverno, ocorrerá diarreia…
Ling Shu – capítulo 4
Após a avaliação do caso, teremos que fazer a diferenciação das síndromes para definir o tratamento.
Então vamos lá:
1 – Fator patogênico externo: A invasão do corpo por um fator patogênico externo é uma condição aguda de diarreia e pode ser gerada pela invasão(ou agressão) do intestino grosso por umidade-frio ou umidade-calor.
1.a) Invasão por Umidade-frio: Nesta situação a diarreia apresenta-se de forma aquosa e com sintomas como borborigmo(ruídos no intestino provocados pelo deslocamento de líquidos ou gases em meio líquido), plenitude no tórax, dor abdominal, ausência de apetite, febre, obstrução nasal, dores de cabeça e aversão ao frio.
1.b) Invasão por Umidade-calor: Quando o corpo sofre um ataque por umidade-calor, a pessoa apresenta dor abdominal associada ao aumento do peristaltismo intestinal com diarreia aguda ou diarreia com odor forte seguida de queimação no ânus. Outros sinais que podem estar presentes são: agitação, oligúria(diminuição da quantidade de urina), calor interno e sede e cansaço.
2 – Dieta inadequada:
A dieta inadequada e a estagnação prolongada de alimentos podem levar ao mau funcionamento do Estômago e do Intestino Grosso.
Os sinais e sintomas que podem estar presentes nesta condição são: dor abdominal, fezes com odor muito forte e com presença de alimentos não digeridos e borborigmos. Geralmente as dores são aliviadas após a evacuação.
Sinais secundários como eructação com cheiro forte, regurgitação ácida, inapetência e plenitude na região epigástrica.
3 – Deficiência do Yang do Rim:
Esta é uma condição onde a diarreia está relacionada a alguma patologia crônica que pode levar à deficiência do Yang do Rim. A energia Yang do Rim tem como uma de suas funções aquecer o Baço e o Estômago e estando em deficiência pode desequilibrar as funções do Baço, causando borborigmos e diarreia com dores abdominais que ocorrem durante a madrugada.
Como é uma condição crônica, outros sinais podem estar presentes e que justificam a deficiência do Yang do Rim como fraqueza e dor na região lombar e joelhos, assim como membros frios.
4 – Estagnação do Qi do Fígado:
Este tipo de diarreia também provém de uma condição crônica do paciente e está relacionado aos desequilíbrios das emoções que podem gerar uma estagnação do Qi do Fígado levando uma agressão do Baço, causando a diarreia.
É um tipo de diarreia que se apresenta de forma recorrente com dores abdominais após algum “desequilíbrio” emocional(raiva, por exemplo) ou stress. Outros sinais secundários que podem estar presentes são arrotos, inapetência e plenitude no tórax e hipocôndrio.
5 – Deficiência do Baço e do Estômago:
Outra situação crônica da diarreia, neste quadro as fezes podem apresentar-se apenas amolecidas ou também aquosas com presença de alimentos não digeridos. A evacuação pode ocorrer após a ingestão de alimentos e excesso ou alimentos gordurosos.
Outros sinais que podem se manifestar neste quadro são: cansaço, fraqueza, plenitude abdominal, inapetência e compleição amarelada.
Estas são as condições/desequilíbrios em que uma pessoa pode apresentar diarreia de acordo com a MTC.
Agora que você sabe que existem desequilíbrios energéticos diferentes que podem ocasionar quadros de diarreia, a seleção de pontos auriculares no tratamento da mesma também serão diferentes, certo?
Temos que lembrar de orientar a pessoa a hidratar-se(soro caseiro é uma sugestão, assim como água de côco) e alimentar-se corretamente.
Em alguns casos outros profissionais devem ser consultados, encaminhe se achar necessário.
Deixe um comentário logo abaixo com sua experiência no tratamento da diarreia com a Auriculoterapia. Se desejar, coloque alguns pontos a serem estimulados no tratamento.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários também.
Grande abraço!