Ponto Dente 1

Ponto Dente 1

Localização

O ponto Dente 1 está localizado no quadrante 1, logo abaixo da Incisura Intertrágica.

Observação: Este ponto pode ser encontrado na literatura com outros nomes, por exemplo: Ponto de Extração Dentária 1, Ponto Anestesia Dentária, Analgesia Dentária, Dentes Superiores.

Funções

O ponto Dente 1 tem a função de tratar odontalgias, analgesia e anestesia durante procedimentos dentários e tratamentos de periodontites.

Indicações

Gengivites, pulpites, dores de dente, tratamento preventivo de cáries e tártaro, inflamações periodontais, alívio da dor durante extrações dentárias, anestesia para extração dentária (utilizar o ponto homolateral à extração).

Cuidados / Contraindicações

Muito cuidado ao inserir agulha sistêmica nesse ponto. Como o lóbulo não possui cartilagem, a agulha pode atravessar toda a estrutura e atingir o dedo do profissional.

Para evitar que isso aconteça, faça puntura oblíqua no ponto.

Observações Clínicas

O ponto pode apresentar-se sensível à palpação em casos de problemas dentários.

Curiosidades sobre os Dentes na MTC

Os dentes são a extensão dos ossos e estes dependem da energia dos Rins para serem saudáveis. Sendo assim, a saúde dos dentes também dependem da energia dos Rins.

Veja o que diz o Capítulo 1 do Su Wen: “…para uma mulher, a energia dos rins se torna ativa quando ela faz sete anos, quando os rins determinam a condição dos ossos, e os dentes sendo excessos de osso, seus dentes de leite caem e os dentes permanentes emergem se sua energia dos rins for próspera…”.

Os quadros de deficiência de Qi dos Rins podem manifestar-se de diversas maneiras como por exemplo: perda de cabelo, esterilidade, ossos e dentes fracos.

O Jing dos Rins também tem a função de nutrir os dentes e, se for forte os dentes serão firmes e fortes. Os dentes se tornarão frouxos (ou até mesmo a sua perda) caso o Jing dos Rins for deficiente.

Compartilhe sua Experiência

Você já utilizou este ponto em suas práticas ou estudos de auriculoterapia?
Compartilhe sua experiência, dúvida ou observação nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *